Animaze
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você sabe o que é pareidolia?

2 participantes

Ir para baixo

Você sabe o que é pareidolia? Empty Você sabe o que é pareidolia?

Mensagem por Mizuki Sex Dez 06, 2013 6:52 pm

A pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares. Ela também acontece com sons, sendo comum em músicas tocadas ao contrário, como se dissessem algo. A palavra pareidolia vem do grego para, que é junto de ou ao lado de, e eidolon, imagem, figura ou forma. Pareidolia é um tipo de apofenia.

Em situações simples e ordinárias, este fenômeno fornece explicações para muitas ilusões criadas pelo cérebro, por exemplo, discos voadores, monstros, fantasmas, mensagens gravadas ao contrário em músicas entre outros. O fenômeno psíquico, diante de uma figura com dados aleatórios, pode variar segundo o ângulo do observador. Para uma criança, por exemplo, uma figura notada talvez possua formas que tragam à lembrança animais de estimação, personagens de desenhos animados ou qualquer outra coisa condizente com a faixa etária de compreensão sobre coisas. Para uma pessoa com uma faixa etária superior, a mesma figura assume formas diferentes conforme a capacidade criativa de associação de formas.

Apesar de essa figura não ser de um rosto real, muitas pessoas podem identificar a semelhança com um. Dependendo das figuras observadas, podem assumir um aspecto muito subjetivo que varia de observador para observador ao passo que outras mais claramente nítidas, possuem uma mesma interpretação ótica em comum entre vários observadores. Portanto, muito tem que ver com a condição psicológica de cada observador, do que se passa em sua mente.

Fonte: Wikipédia.

E aqui temos um texto com imagens, que explica melhor a pareidolia.

Confesso que até hoje não sabia que esse fenômeno tinha nome, ou melhor, imaginava que pudesse ter um, mas não sabia qual. Ao mesmo tempo em que já tinha ouvido falar dessa palavra e não sabia o que significava. Hoje resolvi pesquisar, e bem, está aí o resultado XD

O que vocês acham disso? Eu acho que deixa a vida até mais divertida. Praqueles que não acham que é tudo coisa do sobrenatural, pelo menos... lol
Mizuki
Mizuki
Inca Rose
Inca Rose

Mensagens : 1603
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 30
Localização : Spira

https://animaze.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe o que é pareidolia? Empty Re: Você sabe o que é pareidolia?

Mensagem por Zura Janai Katsura Da Sáb Dez 14, 2013 12:40 am

Eu sofria disso até hoje sem saber o nome. A partir de hoje sofrerei sabendo o nome, obrigado HUHEAHUHOHUHEAHU.
Mas sério eu vejo coisas em outras coisas o tempo todo :3
Zura Janai Katsura Da
Zura Janai Katsura Da

Masculino Mensagens : 825
Data de inscrição : 12/07/2013
Idade : 28
Localização : Riders On The Storm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos