Animaze
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão da Sociedade

5 participantes

Ir para baixo

Pressão da Sociedade Empty Pressão da Sociedade

Mensagem por Ma Ter Fev 18, 2014 5:13 pm

Tenho 19 anos e já tô sentindo isso. Na verdade acho que quando entramos no ensino médio a pressão já surge, porém vai aumentando. Você tem de passar no ENEM e vestibular, terminar a faculdade, arranjar um bom emprego, sem falar que tem de casar cedo pra ter uma prole.

Caso alguns não saibam, mas tranquei minha faculdade de biologia e alguns me apoiaram dizendo que Designer é melhor, outros apenas diziam que ia me arrepender. E quando falo que não quero ter filhos antes dos 30 anos ou nem ter filhos, me acham doida.

Isso das pessoas colocarem pressão sobre a gente cansa. Cada um tem seu ritmo. Eu mesma tenho o meu. Só vim amadurecer e me sentir um pouco adulta nesse final de ano. O povo podia parar de dar palpite na vida dos outros e cuidar da delas (que tá um merda, mas preferem cuidar da nossa).


Alguém já sentiu essa pressão?
Ma
Ma

Feminino Mensagens : 468
Data de inscrição : 03/09/2013
Idade : 29
Localização : Gallifrey

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão da Sociedade Empty Re: Pressão da Sociedade

Mensagem por Burowski Sex Fev 21, 2014 8:32 pm

Considerando que existe a pressão social pra qualquer idade...

Mas acho que a gente reclama de barriga cheia. Hoje em dia a gente pode fazer tantas coisas que nossos pais não podiam...
Vejo tanta gente achando machismo onde não tem, querendo ser feminista onde poderia ficar calada, querendo ser o mais inteligente e acabar por ser preconceituoso...

Cada um tem seu ritmo, super concordo com você. Mas também tem a questão de que a gente vive em uma sociedade quase canibal e, quando não encaixamos perfeitamente no esperado, sempre vai haver pessoas criticando. O melhor a fazer nessas horas e contar até 100 e esperar o tempo passar. Geralmente são essas pessoas que criticaram tanto que, lá na frente, vão tá na merda e você aqui, linda e maravilhosa com seu carrão bonitão comprado com o próprio salário.
Burowski
Burowski

Mensagens : 707
Data de inscrição : 11/07/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão da Sociedade Empty Re: Pressão da Sociedade

Mensagem por Mizuki Sáb Mar 29, 2014 11:35 pm

Eu concordo que a pressão que existe é grande. E muitas vezes, ela vem disfarçada: Em comentários de parentes no churrasco de domingo, em indiretas dadas por professores, esse tipo de coisa... Hoje em dia uma coisa que vejo muito é cobrar responsabilidade de um jovem sem jamais tê-lo preparado para a vida adulta. Tem muitos pais por aí que zelaram pela vida do filho ao máximo, mas que ao perceber o quanto o mesmo se tornou mimado e/ou dependente, simplesmente começam a xingar e querer que ele se vire. Oras, o que uma pessoa que não sabe nem ligar uma máquina de lavar (por exemplo) pode fazer pra ter responsabilidade? Acaba sendo mais difícil do que deveria se tivesse tido uma preparação psicológica no mínimo.

Eu, infelizmente, fui uma dessas. Somado ao fato de que no final do ensino médio tudo o que eu queria era me isolar (de tanta perseguição e problemas que sofri), só piorou. Atualmente eu quero muito arrumar um emprego, fazer uma faculdade e coisa do tipo, mas acaba sendo muito difícil. É muito triste ver todos os seus ex-colegas, primos e até amigos da internet seguindo com a vida e você ainda preso no mesmo lugar. É chatíssimo ter parentes sempre perguntando se você está estudando ou o que está fazendo da vida, ou exaltando fulano e sicrana porque entrou na faculdade. Pior do que isso só não ter quase nada pra fazer em casa e ser forçada a aguentar o estresse dos seus pais, que acaba respingando em você.

Acho que o tipo de pressão mais fácil de se lidar é o das pessoas de fora, que não tem mesmo nenhuma influência sobre você. Com pessoas de dentro da família e dentro da sua casa, é muito mais difícil, ainda mais se você depende de algum deles. Also, é comum as pessoas ao seu redor te ensinarem a agir de acordo com o que as pessoas vão pensar, mas isso é algo que pode engessar e MUITO a sua vida. Por isso, desenvolva seu bom senso, junte suas armas e mande bala. Ninguém merece viver preso às expectativas de terceiros.
Mizuki
Mizuki
Inca Rose
Inca Rose

Mensagens : 1603
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 30
Localização : Spira

https://animaze.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão da Sociedade Empty Re: Pressão da Sociedade

Mensagem por Ma Dom Mar 30, 2014 1:13 am

Mizu, família é assim mesmo. Acham que estão fazendo a coisa certa perguntando se estamos trabalhando, estudando, nos comparando com outras pessoas. Infelizmente é dessa maneira e magoa.

Eu tava sentindo tanta essa pressão quando larguei a faculdade, que eu parecia dentro de uma panela, prestes a estourar. As pessoas não sabem como é chato os comentários delas. Nós fazemos as coisas no nosso ritmo, da maneira que conseguimos lidar.

Meus pais nunca me obrigaram a trabalhar ou cursar faculdade, apenas deixavam eu seguir meu ritmo. Não sei se eles veem que sou mais lenta que os outros. Fui ter meu primeiro emprego depois dos 18 anos e porque meu pai me indicou. Se fosse por mim, não conseguiria, pois as pessoas acham que não sou qualificada.
Ma
Ma

Feminino Mensagens : 468
Data de inscrição : 03/09/2013
Idade : 29
Localização : Gallifrey

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Pressão da Sociedade Empty Re: Pressão da Sociedade

Mensagem por LordTM Qui Fev 05, 2015 10:30 pm

Bom, é como o amigo disse mais acima, existe pressões em qualquer momento do vida. Cabe a nós mesmo administrar elas, aprender a lidar com elas.

Ajuda muito quando a pessoa tem personalidade do tipo que não liga para que os outros acham. Que faz o que quiser da vida, mesmo que seja algo que vá atrasar o sucesso pessoal.

Eu por exemplo acho que a fase do ensino médio é a melhor que tem. Não existe, ao menos pra mim não existiu pressão que me tenha incomodado. Não existe grande pressão. Só... como posso dizer, obrigação de estudar, aprender, passar de ano basicamente.

Bom quando tem pais que ajudam, estimulam o[s] filho[s], indicam os caminhos certos é legal. Muitas das vezes alguns filhos não entendem. Mas os pais possuem experiência de vida.



LordTM
LordTM

Masculino Mensagens : 61
Data de inscrição : 24/01/2015
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão da Sociedade Empty Re: Pressão da Sociedade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos